segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O XADREZ, O PODER PESSOAL E O MAGNETISMO PESSOAL - G




Primeiramente vamos entender as diferenças básicas entre os termos Poder pessoal e Magnetismo Pessoal que por serem tão semelhantes, aparentam significar a mesma coisa, mas que percebi baseado em diversas pesquisas, guardam características diferentes.

O Poder Pessoal ao contrário da primeira impressão possa causar, não tem a ver com o poder que você exerce sobre as outras pessoas, mas é o poder que você tem sobre si mesmo. Este poder surge através da autoanálise e do pensamento crítico (livre da influência da opinião de terceiros), bem como da capacidade tomar decisões e de se sentir responsável pelas suas próprias escolhas. Assim o Poder Pessoal se relaciona diretamente com a Inteligência Intrapessoal.

Já o Magnetismo Pessoal é a capacidade que uma pessoa tem de construir bons relacionamentos interpessoais, tendo facilidade em conquistar novas amizades, despertando o interesse e admiração de outras pessoas. Desta forma o Magnetismo Pessoal está diretamente ligado com a Inteligência Social ou Interpessoal.

Então você me pergunta, o que isto tudo tem a ver com a prática do xadrez? Tudo! Através da prática deste jogo é possível desenvolvermos a nossa inteligência lógico-matemática, que resulta numa maior clareza mental e no desenvolvimento do nosso pensamento crítico, indispensáveis para a aquisição do Poder Pessoal.

Assim é possível planejarmos melhor a nossa vida, baseando-nos em escolhas racionais, já que a prática do xadrez aprimora a nossa capacidade de tomar decisões, além de nos conscientizar da nossa responsabilidade diante delas, pois numa partida de xadrez precisamos constantemente escolher qual é a melhor jogada e não podemos culpar os outros por um mau lance. Por isso tendo nossa própria opinião diminuímos a influência alheia sobre nós, aumentando o nosso Domínio Próprio e Autonomia.

O jogo do xadrez exige muito Autocontrole (por exemplo uma peça tocada deverá ser jogada), habilidade de Resolução de problemas (inclusive problemas nos relacionamentos) e é marcado pela busca por Autodesenvolvimento, que são outras palavras-chave para o Poder Pessoal, além de gerar mais Autoconfiança, que é a base do Poder Interior.

Com a prática do xadrez é natural que desenvolvamos uma série de inteligências, como lógica, a verbal etc. O resultado disso é que amplia a nossa capacidade de despertar o interesse de outras pessoas, tanto pela Inteligência como pela Criatividade que são estimuladas pela prática deste excelente jogo. Inteligência e Criatividade são portanto fundamentais na hora de interagir com pessoas, bem como trabalhar em equipe.

O Jogo da Mente também nos ajuda a desenvolver uma atitude respeitosa e uma postura educada, com as quais podemos igualmente conseguir o respeito dos outros, além de nos tornar mais calmos e equilibrados, o que pode contribuir para que a nossa presença seja mais agradável aos demais. A melhor influência que podemos exercer sobre os demais é a que nasce do nosso comportamento.

Como o xadrez também desenvolve a nossa Inteligência Verbal, isto é, as nossas habilidades comunicativas, isto pode auxiliar grandemente nas nossas relações interpessoais conferindo mais sociabilidade e capacidade de convencimento. 

Além disso, se considerarmos a Autoestima e Autoconfiança (é dando mais confiança a si mesmo que nos tornamos confiáveis aos outros) desenvolvidas pelo enxadrista, além da capacidade de Concentração, Atenção e Observação (que são indispensáveis para a comunicação não verbal e a percepção empática do outro) e também a liberdade de escolha e de pensamento conferidas pelo jogo, não restam dúvidas da relação que existe entre a prática deste Jogo Mental e o Magnetismo Pessoal. Experimente na prática adicionar o xadrez no seu desenvolvimento pessoal!

Sol Rhui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOLKIEN MAPA NATAL

Dados para o cálculo do mapa: Nome: John Ronald Reuel Tolkien Data de Nascimento: 03/01/1892 Hora de Nascimento: 22:00 Cidade...