quinta-feira, 11 de abril de 2019

RUNAS: ESTRUTURA GERAL


Futhark Antigo contendo as runas na seguinte ordem: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo, Wunjo, Hagalaz, Naudhiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perdhro, Algiz, Sowilo, Tiwaz, Berkano, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Ingwaz, Dagaz e Othala.

Runa Wyrd

As 24 runas do futhark antigo possuem uma classificação chamada de Aett (plural Aettir) e cada Aett é composto por 8 runas. Assim neste sistema encontramos 3 Aettir de 8 runas cada (24/8=3).
De uma maneira muito resumida podemos associar as runas de cada um destes Aettir com 3 planos: o primeiro Aett corresponde ao plano material, o segundo ao plano emocional e o terceiro e último ao mental/espiritual (FAUR, 2006).

1° Aett: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo e Wunjo;
2º Aett: Hagalaz, Naudhiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perdhro, Algiz e Sowilo;
3° Aett: Tiwaz, Berkano, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Ingwaz, Dagaz e Othala.

Dentre as runas também existem aquelas que  apresentam a mesma configuração quando invertemos a carta (no caso de runas impressas em cartas) e aquelas que mudam de configuração quando invertidas. Quando estas aparecem assim são então chamadas de runas invertidas.  

Quando uma runa está invertida ela demonstra  uma certa dificuldade na expressão da sua energia na vida do consulente, o que não chega a ser necessariamente uma inversão total de significados, tampouco uma negativação do valor da runa, já que tudo é relativo e certas dificuldades e desafios podem contribuir para acelerar a evolução de uma situação, enquanto aspectos mais fáceis podem levar ao contrário. tudo depende das outras runas em conjunto e da informação que também é intuída pelo oraculista.

As seguintes runas podem ser invertidas: Fehu, Thurisaz, Uruz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Wunjo, Naudhiz, Perdhro, Algiz, Tiwaz, Berkano, Ehwaz, Mannaz, Laguz e Othala. Perfazem um total de 16 runas do futhark antigo.

As oito restantes não podem se inverter devido à simetria da sua representação simbólica. São elas: Gebo, Hagalaz, Isa, Jera, Eihwaz, Sowilo, Ingwaz e Dagaz. Quem utiliza a runa Wyrd também pode perceber que não há posição invertida para ela, mantendo igualmente certa uniformidade na interpretação.

Acredito que a consideração da inversão das runas é muito pessoal e varia para cada oraculista rúnico, assim como a utilização ou não da runa Wyrd. Eu particularmente comecei a jogar sem considerar inversões, o que passei a aderir com o passar do tempo.


Existem também algumas runas que mesmo não sendo invertidas, trazem com o seu significado desafios, dificuldades e obstáculos. São elas: Thurisaz, Hagalaz, Naudhiz e Isa.


Podemos igualmente traçar um paralelo entre as runas e os planetas astrológicos. Deixo uma correspondência que faço apenas com os 10 planetas astrológicos, baseado na semelhança de significados entre estes planetas e as respectivas runas (esta não é a única correlação existente, existem muitas outras que variam de acordo com o estudioso do assunto):


Netuno: Laguz
Urano: Uruz 
Saturno: Naudhiz, Isa e Wyrd
Júpiter: Jera
Marte: Thurisaz e Tiwaz
Sol:  Kenaz, Sowilo e Dagaz,
Vênus: Fehu, Gebo e Wunjo
Mercúrio: Ansuz, Raidho, Mannaz, Perdhro e Ehwaz
Lua: Berkano, Laguz, Algiz e Ingwaz
Plutão: Hagalaz, Eihwaz e Othala


No próximo post veremos os possíveis significados dos nomes de cada runa, e a interpretação resumida de cada uma delas (futhark antigo+wyrd). Até logo!

Sol Rhui





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOLKIEN MAPA NATAL

Dados para o cálculo do mapa: Nome: John Ronald Reuel Tolkien Data de Nascimento: 03/01/1892 Hora de Nascimento: 22:00 Cidade...