terça-feira, 18 de dezembro de 2018

ENTREVISTA COM TOM LUIS SOBRE O SAGRADO MASCULINO



Sol Rhui: de acordo com os seus estudos, pesquisas e conhecimentos, poderia nos definir o que é o Sagrado Masculino?

Tom Luis: O Sagrado Masculino é uma filosofia de vida e uma força motriz de transformação. É uma interpretação para os mistérios da psique masculina e a forma de transformar conceitos negativos. É o resgate do antigo poder masculino, um poder não violento e que não subjuga as mulheres. 

Sol Rhui: de acordo com as suas vivências, poderia falar um pouco do impacto e da transformação que experimentou através da prática do Sagrado Masculino?

Tom Luis: expressar meus sentimentos para com as pessoas, essa foi a maior transformação! Pois quando eu me abri e mostrei minha fragilidade e o meu amor, todos os outros aspectos negativos da minha mente foram trabalhados no dia a dia.

Sol Rhui: as técnicas mágicas no Sagrado Masculino são preponderantemente cerimoniais e devocionais, místicas e meditativas ou um conjunto disso tudo?

Tom Luis: Isso dependendo do grupo. existem grupos que focam muito no cerimonial (como é o caso das práticas Wiccanianas de Sagrado Masculino) e grupos focados mais em técnicas meditativas e de trabalho corporal (espiritualistas com um foco no oriente).dentro do trabalho que desenvolvemos na Tribo Amar tentamos unir todos os aspectos em busca da plenitude.

Sol Rhui: dentro das práticas do Sagrado Masculino se celebram os rituais sazonais? Caso sim qual a importância que isto tem neste contexto?

Tom Luis: Como o Sagrado Masculino não é uma religião e nem tem um sistema religioso por trás dos seus estudos isso vai variar de cada homem. 

Nos estudos e trabalhos que faço sim, o homem celebra os ritos sazonais! Esses ritos de passagem marcam aspectos internos e externos da humanidade e o homem pode usar a natureza externa também para o autoconhecimento. Trabalhamos esses ritos com o intuito de nos conectar com a terra e entender nossos próprios ciclos.

Sol Rhui: dentro do desenvolvimento proposto pelo Sagrado Masculino é dada uma ênfase no trabalho com os chacras masculinos ou com todos em conjunto?

Tom Luis: Dentro do trabalho que desenvolvemos nós movimentamos todos os chakras em conjunto, mas novamente, isso varia de acordo com cada prática, cada grupo e cada homem de forma individual. 

Sol Rhui: tendo feito uma leitura de um livro acerca do Sagrado Feminino, percebi que os rituais visam basicamente reconectar a mulher com a Lua e a Terra, podemos dizer por analogia que no Sagrado Masculino é necessário estabelecer uma conexão semelhante com o Sol?

Tom Luis: dentro da minha prática e estudo com o Sagrado Masculino é necessário estabelecer essa conexão, para resgatar os princípios verdadeiramente masculinos e não o molde de masculino como a sociedade criou. É importante conhecer os ciclos masculinos de Nascimento, Vida e Morte e esses conceitos estão na jornada do Sol diária, Mensal e Anual. Através da conexão e observação desse astro podemos compreender mais sobre nossa essência masculina. 

Sol Rhui: em algumas mitologias é possível encontrar Deuses masculinos porém lunares, como Thoth, Mani e Chandra, bem como Deusas solares como Sunna e Amaterasu. Com base nestes arquétipos você acha possível que haja homens com maior conexão com a energia Yin e com a Lua ao passo que haja mulheres com maior conexão com a sua energia Yang e com o Sol?

Tom Luis: sim, existem pessoas como uma forte predominância para a energia oposta ao que nasce ou se identifica (como o caso de pessoas trans). Durante toda a história nós também conhecemos homens mais sensíveis, assim como conhecemos grandes guerreiras e conquistadoras que lutaram contra o sistema vigente. É extremamente possível e comum! 

Sol Rhui: A figura masculina das Divindades dentro do Sagrado Masculino é encarada sob que forma: teísta, ou seja, seres reais e personificados ou arquetípica, um conjunto de conceitos, ideias e atributos vivificadas pelo inconsciente coletivo?

Esse é outro assunto que também vai variar de acordo com cada grupo, existem grupos de estudos do masculino que sequer usam o conceito das divindades masculinas. Na Tribo Amar nós usamos ambos os conceitos, somos teístas até certo ponto e usamos as idéias arquetípicas para compreender o teísmo.

Sol Rhui: dentro da visão psicológica de Carl Jung, o homem guarda em si um aspecto feminino chamado Anima, resultante do conjunto de experiências dadas pela interação com as mulheres bem como sobre os conceitos formulados a respeito delas. Como os homens no Sagrado Masculino lidam com esta Anima?

Tom Luis: no início da jornada em busca do Sagrado Masculino nos deparamos com o primeiro obstáculo, aceitar as emoções, campo que é regido totalmente pela Anima e a partir daí se da o ponto de partida do trabalho do masculino, então posso dizer que a maior parte dos homens tem uma forte experiência de contato e amor com sua Anima, pois sem um feminino interno curado, não existem masculino curado. 

Sol Rhui: qual é a visão do Sagrado Masculino a respeito da sexualidade diversa da heterossexualidade?

Tom Luis: ser homem não define tua sexualidade, ou seja, trabalhar com o Sagrado Masculino não te obrigará a amar algo ou alguém que você não deseja! Existem inúmeros gays e bissexuais trabalhando seu Sagrado Masculino. Buscar esse autoconhecimento é necessário e não depende de condição sexual, seja livre para seguir o Sagrado Masculino e principalmente para amar. 

Tom Luis é praticante de xamanismo, oraculista e condutor de círculo de homens. Através das terapias xamânicas e holísticas como fitoterapia, aromaterapia e cromoterapia busca o equilíbrio do ser. Iniciou sua caminhada espiritual através do misticismo judaico-cristão na Kabbalah e teosofia, após isso passou por algumas filosofias, religiões e escolas iniciáticas, mas se encontrou no caminho vermelho onde trabalha o resgate do poder e da sabedoria de seus ancestrais. É facilitado de diversos cursos, workshops e vivências sobre magia e espiritualidade em geral e desenvolve com a sua esposa Débora Aguilar um trabalho de cura com casais. Site: www.triboamar.com.br; Blog: https://triboamar.wordpres. Instagram: @triboamar.



Tom Luis & Sol Rhui

2 comentários:

TOLKIEN MAPA NATAL

Dados para o cálculo do mapa: Nome: John Ronald Reuel Tolkien Data de Nascimento: 03/01/1892 Hora de Nascimento: 22:00 Cidade...