domingo, 17 de fevereiro de 2019

AS 5 LIÇÕES DO XADREZ




Através dos meus estudos e práticas sobre o xadrez escolhi cinco lições básicas que ele propõe para quem é seu praticante:


  1. aprender com os erros
  2. aprender que tudo tem o seu tempo
  3. aprender a pensar e depois agir
  4. aprender a agir com harmonia
  5. aprender a observar

Aprender com os erros: você se torna consciente que há momentos em que pode falhar, executando um lance mau feito, mas que apesar de não poder voltar atrás, você pode compensar a falha fazendo diferente numa próxima jogada, esforçando-se para dar o melhor de si.

Da mesma forma no jogo tanto é possível ganhar ou perder, o que depende também do esforço do jogador, mas caso este venha a perder, adquiriu mais experiências que podem lhe ajudar a vencer no futuro, através do conhecimento dos seus pontos a melhorar.

Da mesma forma na vida somos sujeitos a cometermos falhas e equívocos, mas temos a oportunidade de recomeçar e de se esforçar para compensar os erros do passado, apesar de não podermos voltar no tempo. De igual forma as perdas e os insucessos sempre tem uma lição a nos dar.

Aprender que tudo tem o seu tempo: no jogo do xadrez cada jogador tem a sua vez para executar um único lance. Isto nos ensina a termos  mais paciência e aguardar o melhor momento para agir, além de aproveitar o máximo as oportunidades de ação que possuímos.

Aprender a pensar e depois agir: eu poderia dizer que o xadrez ensina a pensar antes de agir, o que também é verdadeiro, mas ele vai mais além, pois além de precisarmos refletir sobre o que nós vamos fazer no próximo lance precisamos decidir o que é melhor e agir consecutivamente.

Assim o jogo mental mostra que não é suficiente pensarmos bem no que fazer, mas também a tomarmos uma atitude prática diante de cada situação, assim ele ensina a transformar a reflexividade em atividade.

Aprender a agir com harmonia: no jogo do xadrez há diversas regras, assim cada peça possui uma série de movimentos particulares por isso o jogador tem que está ciente de cada regra do jogo além das múltiplas possibilidades de combinações de movimentos e jogadas, nas quais as peças podem dar cobertura uma às outras agindo de maneira coletiva.

Isto pode nos trazer a lição de que devemos conhecer os princípios que ordenam o Universo e as nossas vidas para agirmos de forma mais equilibrada, além de nos conscientizarmos do efeito dominó que uma certa postura pode acarretar, já que da mesma forma que no jogo tudo na vida está interligado.

Aprender a observar: Esta é uma lição chave no jogo de xadrez, pois muitas vezes o que decide quem terá vantagem no jogo não é o conhecimento teórico ou outro tipo de vantagem do jogador, mas o simples fato de este prestar mais atenção e por meio da concentração conseguir observar melhor o tabuleiro, para escolher qual será a melhor jogada e o que o seu adversário está planejando.

Portanto o xadrez ensina a importância indispensável da observação tanto exterior como interior (autoconhecimento) para que se obtenha sucesso nas nossas escolhas, planos e decisões, já que não podemos produzir nada às cegas, mas devemos levar em consideração o entorno e o contexto para nos preparar melhor e basear os nossos pensamentos e planos.

Estas foram cinco lições fundamentais que o jogo do xadrez disponibiliza para quem decide estudá-lo e praticá-lo no seu dia a dia. As lições porém não param por aí, pois a cada dia podemos aprender algo novo com o auxílio deste jogo. Quer descobrir mais? Boas Práticas!

Sol Rhui


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOLKIEN MAPA NATAL

Dados para o cálculo do mapa: Nome: John Ronald Reuel Tolkien Data de Nascimento: 03/01/1892 Hora de Nascimento: 22:00 Cidade...