sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

MEDITAÇÃO PARA PAZ INTERIOR



A paz é um sentimento indefinível que só experimentamos quando a sentimos de verdade em nosso coração, por isso ela foi relacionada em diversas culturas ao céu, ao paraíso e ao estado do Nirvana.
Entretanto podemos verificar alguns sentidos que a palavra paz evoca.

Creio que a paz esteja além de um sentimento determinado pelas circunstâncias externas, por exemplo: se tudo está bem então estou bem, mas se tudo não vai bem, eu não me sinto bem. A paz verdadeira brota de dentro para fora, e como sentimento e energia, impregna tudo ao redor tornando tudo e todos à volta mais serenos.

Dessa forma a paz é muito semelhante ao sentimento de contentamento que é tão frisado no Livro Bhagavad Gita, o qual nos ensina que não importa as circunstâncias externas, precisamos manter uma postura de equanimidade e harmonia emocional. É assim que a palavra sânscrita para paz, "Shanti", guarda uma espantosa similaridade com a palavra sânscrita para contentamento: "Santosha".

Nas línguas semíticas, como no hebraico por exemplo, a palavra para paz "Shalom", está diretamente correlacionada com a noção de prosperidade e de saúde, o que nos faz imaginar se ter paz seria equivalente a ter a própria felicidade.


Tudo começa na mente, através dos pensamentos que dirigindo corretamente as nossas emoções, passam a vibrar na sintonia desejada, atraindo tudo aquilo que é semelhante e impactando tudo ao redor e inclusive modificando as nossas atitudes, levando-nos a agir de maneira mais pacífica.

Por isso venho trazer estes artigos ensinando técnicas místicas de como mudar a sua atitude mental para se sintonizar com o sentimento da paz, que na verdade já existe dentro de cada um de nós, é só regarmos a semente e deixar florescer.

MEDITAÇÃO PARA PAZ INTERIOR


Em um ambiente apropriado e onde haja privacidade, coloque uma música relaxante para tocar ( recomendo músicas celtas tranquilas, concertos de harpa ou de valsa), ou o mantra Om Shanti Om ou a oração Ose Shalom cantados para que você ouça (na youtube você encontrará vários vídeos do tipo e também pode baixá-los). Escolha um que lhe faça se sentir bem.

Em seguida sente-se em postura de meditação (pode ser a posição de lótus) de modo que fique relaxado e tranquilo. Respire calma e profundamente por três vezes para relaxar e se concentrar. Em seguida junte as duas palmas das mãos na altura do coração (Atmanjali Mudra) e feche os olhos e faça a seguinte visualização:

Comece a lembrar de todos os momentos em que já sentiu paz, seja aquela viagem maravilhosa que fez, o contato com a natureza, um banho de mar, a companhia de amigos e os momentos de relaxamento e tranquilidade. Deixe a imaginação fluir.

Dessa forma você já está trazendo para si um estado de Paz Interior, concentre-se nesses pensamentos, que com o tempo automaticamente eles atrairão o sentimento da paz. Quando começar a sentir esta harmonia, passe para a próxima visualização.

Imagine que em seu coração se forma um Sol de cor branco-azulada, cuja Luz emana muita Paz, Harmonia, Serenidade e Tranquilidade. Imagine este Sol da Paz crescendo e ficando mais luminoso ao passo que irradia e banha a tudo e a todos à volta. A cada inspiração que você der, imagine que está recolhendo a energia da Paz no ar e alimentando o seu Sol da Paz, que a cada expiração se expande em Iluminação.

Imagine agora todas as pessoas do mundo que estão buscando a Paz. Sintonize-se com elas e imagine que está banhando cada uma a com Luz branco-azulada do Sol que nasceu do seu coração. Doe a Luz da Paz e nutra todas as pessoas que a desejam.

Agora imagine-se caminhando em diversos lugares, em especial aqueles que você costuma frequentar (trabalho, casa, local de estudos, bairro onde mora etc) E visualize que você leva consigo no peito este Sol da Paz que brilha ilumina todos à sua volta.

Pela influência da Luz do seu Sol da Paz, todas as pessoas nos ambientes frequentados se tornam tranquilas, serenas e harmônicas. Visualize todas as brigas cessando, toda a violência perdendo forças e a Paz reinando. Imagine que toda comunidade onde você mora é iluminada pelo Sol da Paz, que dissipa toda inquietude e mal estar. Sinta que toda a Paz, Prosperidade e Contentamento que você recebe se espalha em todas as direções através da Luz do seu Sol Interno da Paz.

Fixe por um momento esse pensamento junto com os sentimentos correspondentes, depois repita três vezes a palavra gratidão. Em seguida imagine que você está trazendo toda esta Luz e Paz para a sua vida diária, ao passo que com as mãos ainda juntas na altura do peito você se curva suavemente para frente. Abra os olhos e a meditação está concluída. Boas Práticas! Esta meditação pode ser feita em torno de 10 minutos.

Sol Rhui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOLKIEN MAPA NATAL

Dados para o cálculo do mapa: Nome: John Ronald Reuel Tolkien Data de Nascimento: 03/01/1892 Hora de Nascimento: 22:00 Cidade...